Para Onde Foram Os Arquivos Flash Do /tmp

Introdução

Há algum tempo era possível recuperar os vídeos de sites como Youtube na pasta /tmp. Em versões atuais dos navegadores web e também do flash, esses arquivos parecem não estar mais na pasta temporária do sistema operacional. O motivo disso é dificultar ao máximo a cópia ilegal de vídeos que não estão disponíveis para domínio público.

Porém, as pessoas sempre dão um jeitinho para burlar as coisas e felizmente ainda é possível acessar esses arquivos de vídeos. E o mais interessante vem agora: eles continuam no diretório /tmp.

O Que Mudou

O plugin do flash continua gravando os arquivos de vídeo no diretório /tmp. A diferença é que agora esses arquivos são deletados logo após de criados. Mas como um processo consegue ler/gravar em um arquivo deletado? A resposta é que tendo um arquivo descritor válido já o suficiente para um processo acessar o conteúdo de um arquivo qualquer, mesmo “deletado”.

Como Obter O Arquivo

Assista o vídeo no Youtube (ou qualquer outro site) e logo depois digite no terminal:

$ lsof -n | grep FlashXX

O lsof irá mostrar todos os arquivos abertos no sistema e o grep filtrará os arquivos flash.

OBS: Não sei se esse filtro do grep é o mais correto, mas em minha máquina (Firefox 4.0 & libflash 10.0) todos os arquivos flash tem o prefixo FlashXX.

O comando acima retornou:

plugin-co 13017   daemonio   17u      REG        8,2    177603 1604521 /tmp/FlashXX9d3ZWQ (deleted)

Dessa saída o que nos interessa é o PID (13017) e o arquivo descritor do arquivo deletado (17u). Com essas informações podemos obter o arquivo de vídeo e copiá-lo para qualquer pasta do sistema:

$ cp /proc/13017/fd/17 ~/Videos/video.flv

Conclusão

Antes de terminar gostaria de fazer um alerta: Você estará infringindo as regras de copyright quando copiar vídeos protegidos. Então tome cuidado. :)

Referências

[1] Find Chrome Linux hidden flash flv files (Acessado em: Julho/2011)
http://davesource.com/Solutions/20110313.Chrome-linux-hidden-flash-files.html

3 pensamentos sobre “Para Onde Foram Os Arquivos Flash Do /tmp

  1. Pingback: Script Para Recuperar Videos Do Youtube | Daemonio Labs

  2. Pingback: As Utilidades Do Comando lsof | Daemonio Labs

Deixe um comentário